Como Construir Autoridade Online: 10 Dicas que vão Alavancar o Seu Site

Tempo de leitura: 9 minutos

autoridade de presença online

Se você planeja ter um negócio online, já deve ter entendido que é fundamental ser conhecido no seu nicho para que o público confie em você e, portanto, adquira o seu serviço ou produto.

Em outra linguagem, isso quer dizer que, para ser bem sucedido, você precisa de autoridade.

Mas exatamente o que é autoridade e como alguém que está iniciando agora pode construí-la?

Se esse for o seu caso, relaxe. Com esse artigo, vou descrever como funciona a autoridade e te mostrar 10 dicas de ouro para você já iniciar a construir a sua.

Você vai aprender:

Por que você precisa de autoridade

Como a percepção do público influência o Google

10 dicas de ouro para construir autoridade online

Por que autoridade é importante?

ser autoridade no seu nicho

Todos nós temos um profundo senso de autoridade. Desde pequenos, somos educados para respeitar e confiar em figuras de autoridade, como professores, policiais e cientistas de jaleco, por exemplo.

De maneira geral, essa obediência permanece conosco até a vida adulta, mesmo quando algo não parece estar completamente certo.

E por que essas informações são importantes para nós? Porque, em se tratando de marketing digital, autoridade é o que gera mais resultados.

A Neurociência ajuda a explicar por que isso ocorre. Varreduras de cérebro mostram que as partes do nosso cérebro responsáveis pelas tomadas de decisão costumam se “desligar” quando encontramos uma direção ou conselho autoritário.

Esse é um dos motivos que tornam a autoridade tão poderosa e, ao mesmo tempo, lhe confere grande responsabilidade.

Então, se o seu objetivo é influenciar muitas pessoas e construir um grande negócio online, o melhor caminho é trabalhar a sua autoridade.

Assim como respeitamos pessoas em jalecos e uniformes policiais, também temos grande respeito por aqueles que têm autoridade, experiência e credenciais impressionantes.

Mas há um detalhe: esse respeito é maior quando você demonstra sua autoridade, em vez de apenas de apenas alegar tê-la.

Podemos resumir da seguinte maneira: ter autoridade irá lhe transformar em uma pessoa que, aos olhos dos outros, merece ser ouvida e bem tratada.

E não são só as pessoas que vão achar isso.

Autoridade também é importante para o Google

autoridade presença online google

Essa é uma dica que poucos sabem: se as pessoas acham que você é importante, o Google também vai achar.

O raciocínio não é muito complicado. O público interage e segue pessoas importantes mais do que outras. O Google, por sua vez, ranqueia sites e páginas importantes em melhores posições que os demais.

E como o Google sabe que as pessoas te acham importante?

De maneira geral, podemos dizer que eles sabem disso porque as pessoas linkam para você, e esses links são usados pelo Google para indexar e ranquear páginas.

O primeiro passo, então, é fazer com que as pessoas linkem para você e prestem atenção no que você tem a dizer. Mas como começar?

Por onde devo começar?

começo de autoridade online

Se você quer influenciar opiniões e comportamentos online, precisa se tornar uma autoridade que os outros citem em seu contexto online.

Para isso, a primeira coisa de que você precisa é um site ou blog rico em conteúdo, que comprove a sua autoridade.

Atenção: há uma diferença entre um conteúdo que demonstra sua experiência e um site que apenas alega que você a tem. É justamente essa distinção que lhe permitirá ganhar o respeito do público.

Isso se deve à regra que norteia como o público e o Google percebem a autoridade: o que os outros dizem de você é mais importante do que aquilo você diz sobre si mesmo.

Em outras palavras, trata-se de percepção. Logo, uma autoridade “percebida” pode superar uma autoridade real.
Tanto o público quanto os mecanismos de busca dão mais atenção ao que os outros “votam” como mais relevante para cada tópico, do que a qualquer outro método que possa dar um resultado diferente.

Assim, o grande segredo para se tornar uma autoridade em qualquer área é aprender e compartilhar o máximo que você puder.

Depois disso, você poderá ganhar dinheiro vendendo algo relacionado à sua autoridade ou mesmo “empacotando” o conteúdo que você já tinha produzido, criando e-books, por exemplo.

Naturalmente, algumas estratégias geram mais e melhores resultados que outras. Então, vejamos quais são as melhores maneiras de construir sua autoridade.

10 regras para construir autoridade online

regras autoridade online

1. A diferença competitiva

Esse conceito surgiu antes mesmo da internet e já recebeu diferentes nomes.

Basicamente, é o diferencial que faz a sua história ser lembrada pelo público.

Você pode se diferenciar de várias maneiras, mas ter um site de autoridade é indispensável. Na maioria das vezes, o que vai distingui-lo é justamente o quão único é o seu conteúdo.

É por isso que essa é a regra principal, e todas as outras são como um suporte para ela.

 

2. Não venda – ensine

Ao contrário do que muita gente pensa, um dos maiores obstáculos para o sucesso no marketing digital não é falta de tráfego, e sim de confiança.

Isso significa que, apesar de o maior objetivo do seu site ser o crescimento do seu negócio, seu esforço maior deve ser em entregar um valor que construa sua autoridade.

Uma boa maneira de fazer isso é produzindo conteúdos educativos, do tipo “como fazer”. Esses conteúdos atraem links, aumentam seu tráfego e ainda ranqueiam o seu site para palavras-chave relevantes.

E, no final das contas, você também estará educando os visitantes do seu site sobre os benefícios do seu produto ou serviço.

 

3. Tenha um conteúdo “base”

O conteúdo base é aquele que mostra às pessoas o que elas precisam saber para aproveitar o seu site e fazer negócio com você.

Além disso, esse conteúdo precisa ranquear para a sua palavra-chave mais importante. E, para atrair mais links, ele precisa não apenas ser estratégico, mas também entregar valor.

 

4. Use títulos criativos

Construir autoridade envolve, basicamente, uma luta por atenção. Mesmo os mais experientes precisam estar constantemente se esforçando para não perder a competição.

O título do seu conteúdo é o primeiro indicativo se você terá ou não uma chance. Muitas pessoas leem o título, mas pouquíssimas leem o conteúdo.

Como resolver esse problema? Com títulos matadores e irresistíveis.

 

5. Faça amigos e influencie pessoas

Essa regra tem relação direta com outra regra já citada aqui: o que os outros falam de você é mais importante do que aquilo que você fala de si mesmo.

Então, qual é o segredo aqui? Fazer amizade com pessoas influentes no seu nicho e dispostas a ajudar a comprovar sua autoridade.

Também vale a pena se aproximar de pessoas influentes nas redes sociais e que possam divulgar seu conteúdo no Facebook, Twitter e onde mais for pertinente.

 

6. Não subestime a lista de e-mails

Quando se trata de conteúdo e lista de e-mails, não adianta: trabalhar apenas uma das estratégias não faz tanta diferença assim.

Não vale a pena criar uma lista e não ter algo de valor para enviar, assim como não vale a pena ter um site apenas para contabilizar as visualizações.

O melhor é fazer com que os visitantes do seu site queiram se inscrever para receber suas atualizações, da maneira que for. Aos poucos, a atenção se transforma em autoridade, e será mais fácil vender seu produto no futuro.

 

7. Não abandone o SEO

Cuidar do SEO do seu site não é tão complicado assim. Com algumas estratégias e ferramentas, você pode deixar o seu site completamente otimizado para os mecanismos de busca.

Se você não otimizar o seu site, não irá ranquear bem nos mecanismos de busca e perderá a disputa para alguém com conteúdo fraco e um conhecimento mínimo de SEO.

 

8. O Google também gosta de códigos

Mesmo algumas pessoas que entendem um pouco de SEO costumam se esquecer de prestar atenção ao código do site.

Você até pode fazer um trabalho de otimização maravilhoso, mas corre o risco de perder para outros sites se houver problemas com o seu código HTML, por exemplo.

Não importa se você usa WordPress ou outro sistema de gerenciamento de conteúdo; o importante é que o sistema escolhido seja amigável ao trabalho de SEO.

 

9. Design é importante – e muito

Assim como nossas roupas influenciam a percepção que os outros têm de nós, o design do seu site também é fundamental para prender a atenção dos visitantes.

Não basta apenas fazer um excelente conteúdo: a maneira como esse conteúdo é apresentado faz toda a diferença. Além disso, também é essencial analisar a hierarquia visual das suas páginas.

 

10. Cuide da sua tribo

Quando você ganha autoridade, acaba se tornando um líder. Isso significa que você terá grande poder, mas também – e principalmente – grande responsabilidade.

As pessoas gostam de pertencer a um grupo e sentem necessidade de seguir um líder. Então, a pergunta que resta é: que tipo de líder você quer ser?

Lembre-se: a autoridade pode (e deve) ser utilizada para construir admiração, confiança e respeito entre você e o público.

 

Recapitulando

Nesse artigo, você viu:

A importância de construir uma autoridade

Como a sua autoridade influencia seu posicionamento

10 dicas de como construir uma boa autoridade

 

Então, o que você está esperando? Comece agora mesmo a construir sua autoridade online e transforme o seu site ou blog em uma poderosa ferramenta de marketing.

Antes de finalizar, gostaria de dar um recado muito importante a você!

O conteúdo deste artigo foi produzido pensando em ajudar os empresários (donos de negócio), a aumentar as vendas da sua empresa através da internet.

Se você enxergou valor nesse conteúdo e deseja aplicá-lo em seu negócio, mas não sabe como fazer?

Eu tenho a solução para você!

Entre em contato comigo e vamos falar sobre seu negócio.

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