Plano de Marketing Digital: Como Criar um Planejamento Estratégico

Tempo de leitura: 14 minutos

Plano de Marketing Digital

Como proprietário de uma pequena/média empresa, você precisa ter certeza que está tendo a melhor estratégia para sempre atrair novos clientes. Pois bem, qual é?

Segundo o mercado, a melhor estratégia para pequenas/médias empresas é o famoso Marketing Digital.

Marketing Digital é muito mais do que ter uma página no Facebook ou ter um site com um belo layout. (embora esses dois aspectos possam ser influenciadores)

Quero com este artigo ajudar você a traçar um plano de marketing digital para sua empresa, é claro que isso vai muito além de um artigo. Mas quero entregar algo de valor.

Aqui está um guia para que você possa começar a movimentar essa área tão importante dentro da sua empresa.

 

1# – Defina suas metas

metas-financieras-y-finanzas-personales

Antes de começar a pensar neste planejamento de marketing digital, você primeiro precisa determinar o objetivo/metas que você pretende alcançar com este plano. Com seu objetivo traçado será mais fácil saber se você vai investir em X ou em Y.

Um objetivo claro também lhe da um ponto de referencia, pois te ajuda a perceber com uma visão clara: onde sua empresa está, onde ela quer chegar e o que você precisa fazer para cumprir este objetivo.

Exemplo de um objetivo:
Quero atrair 20 novos clientes através do meu site até 31 de dezembro de 2016.

Após criar essa meta, automaticamente nós passamos a desencadear várias perguntas como:

  • Como posso otimizar meu site para aumentar conversões?
  • Como fazer com que meu site apareça mais na internet?
  • Como aumentar o numero de visitantes do meu site?
  • Qual forma que as visitantes do meu site se tornam leads?

Desta forma o objetivo se torna como alvo para fazer com que todos os esforços sejam focados a cumprir esta meta.

2# – Identifique seu público

Público alvo

Antes de começar digitalmente a comunicação com seu cliente e leads, você precisa de um tempo para tentar identificar da melhor forma essas pessoas.

Por exemplo: Se você tem uma loja de sapatos femininos em Recife, você pode ter alguns públicos como:

1- Mulheres de X a Y idades
2- Mulheres de Z a W idades
3- Homens que presenteiam suas esposas e namoradas.

É claro que aqui nós apenas estamos listando o fator “idade”, quando nós nos aproximamos em conhecer nosso publico, vemos que é muito mais profundo que isso.

Pode ter variações como:

  • Profissão
  • Onde mora
  • Que locais frequenta
  • Sobre o que gosta de ler
  • Tem redes sociais?
  • Tem filhos?
  • Casado? Solteiro?
  • Poder aquisitivo
  • Fez faculdade?
  • Dono de empresa?
  • Etc

Aqui estão algumas perguntas para ajudar você a determinar quem é o seu público-alvo:

  • Onde ele mora?
  • Quais são seus objetivos?
  • Quem influencia suas compras?
  • Compra na razão ou na emoção?
  • Como ele quer interagir com sua empresa ou concorrente?
  • Qual problema sua empresa resolve para ele?
Já tentou se comunicar com alguém que não fala o seu idioma? Pois bem, este é o retrato da sua empresa se comunicando com o publico que ela ainda não conhecer.

3# – Planejamento

planejamento estrategico

Aqui nós vamos tratar vários pontos do marketing digital para que você fique apto a criar um planejamento para sua empresa, este ponto é muito importante, porque, se for escolher fazer este planejamento sozinho, você sabe quais pontos deve haver, mas, se for escolher algum consultor para realizar isso para você, sabe quais pontos cobrar.

4# – Site da empresa

www

O site da sua empresa é como uma asa para um avião. Pelo menos é assim que eu vejo. Se sua empresa não tem site, ela está perdendo muitas vendas, muitos clientes, muitos contratos.

Uma pesquisa feita em 2013 revela que 52% dos proprietários de pequenas empresas nos EUA não tinha site.

Onde você pesquisa quando precisa de algum serviço?
Onde procura quando precisa de alguma empresa?
Onde você pesquisa uma pizzaria?

Tenho absoluta certeza que faz um tempinho que não faz mais buscas nas grandes listas telefônicas.

E eu também tenho absoluta certeza que existem clientes querendo encontrar a sua empresa e você mal tem um site, ou se tem, não está bem posicionado no Google.

Agora te convenci que é muito importante ter um site, ok?

Vamos ao próximo passo: Qual é a vantagem em ter um site, bonito, que carrega rápido, cheio de imagens e textos persuasivos, mas não aparece no Google. – NENHUMA VANTAGEM.

Agora você deve esta se perguntando: “Ok, o que preciso fazer então para que meu site apareça na primeira página do Google?”

Isso nos leva ao próximo passo

5# – SEO

seo

Não quero aqui tratar termos técnicos muito menos códigos desnecessários para que você entenda. – Você não precisa saber como o motor de um carro funciona para dirigir um carro, apenas precisa conhecer o básico como: embreagem, óleo, água, etc.

No SEO é a mesma coisa, é como um carro, é necessário muitas horas para saber como funciona e ainda assim saberá uma certa parte e não sua totalidade.

Dito isso, é este carinha chamado SEO que faz com que você apareça nas primeiras páginas do Google.

O SEO é divido em duas partes:

On-page
Off-page

O On-page trata de detalhes técnicos internos no site como:

  • Otimização de imagens
  • Título
  • Descrições
  • Tags H1, H2, H3 etc
  • Linkagem interna
  • Estrutura do site
  • Palavras chaves
  • Etc

O Off-page é todos os fatores externos ao seu site, ou seja, sites que linkam para o seu site.

Como disse anteriormente, não quero entrar em termos técnicos, mas é isso que você precisa para fazer com que seu site apareça nas primeiras páginas do Google.

Lembrando que, se você fizer um serviço mal feito, seu site piore ainda mais nos resultados do Google. (penalização) – Portanto é muito importante que você contrate um profissional de SEO.

Leia este artigo onde fala de SEO detalhado:

O que é SEO e como ele pode ajudar o seu negócio?

6# – Design

Design Websites

Vamos falar um pouco agora sobre o design do seu site. Quantas vezes você já entrou em sites onde a informação que você mais procurava não estava fácil de encontrar? Isso é chato não é? – Será que seus clientes tem todas informações necessárias para entrar em contato com você?

Nunca se esqueça disso: Seu site deve causar uma primeira boa impressão, caso contrário, você perderá aquela pessoa que acessou e não encontrou o que queria.

Vou listar aqui alguns erros que você pode estar comentando no seu site relacionado ao design:

1# Fonte muito pequena: Cuidado para que seu site não tenha uma fonte muito pequena, isso pode causar frustração no visitante. A média de atenção de uma pessoa é de 8 segundos, isso em 2013.

2# Banner em movimento: A maioria dos sites que você acessa hoje em dia usa essa técnica. O problema é que as vezes você precisa transmitir uma informação muito importante e o banner roda para o segundo, você acaba perdendo a atenção do visitante. Tome cuidado com isso.

3# Cores: As vezes queremos um site clean, tudo branquinho, letra cinza e etc. Será que o seu site está fácil de ler, ou exige um pouco de esforço? Lembre-se: Não custa nada ao visitante voltar ao Google e entrar no site do seu concorrente.

7# – Conteúdo

conteudo

A confiança é essencial para uma relação saudável, e quando falamos de consumidor e empresa não é diferente.

Anos atrás, o marketing era como uma rua em um sentido único. As empresas diziam aos consumidores, o que comprar, quando comprar e porque comprar.

Hoje, o consumidor tem o poder de escolher que marca que se encaixa em sua vida particular, e essa decisão baseia-se na confiança.

Ao criar algum tipo de conteúdo que se concentra em ajudar seus clientes a melhorar suas vidas (e ao mesmo tempo permanecer relevante no seu nicho de mercado), sua empresa passa a se tornar confiável.

Vamos supor que você precise trocar o piso da sua empresa ou da sua fábrica. Você vai ao Google e digita: “Piso para fábrica”, ou, “Qual o melhor tipo de piso para fábrica?”.

Você entra no primeiro resultado e lá está uma empresa no ramo de piso oferecendo um artigo sobre para acabar com suas dúvidas sobre sua pesquisa (piso para fábrica).

O que você procurava? – Piso para fábrica
Qual empresa encontrou? – Uma empresa que faz piso para fábrica
O que ela te entregou? – Um artigo sobre piso para fábrica

Agora me responda – “Quais as chances de você entrar em contato com essa empresa para solicitar um orçamento?” – Chances altíssimas.

Porque é que você tem muita chance de pedir um orçamento? Porque aquela empresa te ajudou, ofereceu algo para você, mostrou os benefício dos pisos, mostrou como funciona, onde pode ser aplicado e talvez até te mostrou qual seria a melhor escolha na sua situação.

Agora a questão aqui é sobre sua empresa: Você escreve conteúdo ensinando e educando o visitante que acessa seu site?

Essa é uma das melhores formas hoje de atrair cliente.

Isso também é chamado por Marketing de Conteúdo.

Leia mais sobre Marketing de Conteúdo:

Marketing de Conteúdo Para Aumentar Suas Vendas em Recife!

Um estudo feito pela empresa RockContent com dois mil profissionais de diversos segmentos, como Marketing, TI, Consultoria, Educação e E-commerce de todo o Brasil revela que 69% dos entrevistados utilizam o marketing de conteúdo para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes.

Portanto é muito importante que você comece hoje a produzi conteúdo para sua empresa, ou contrate alguém para isso.

Você possa estar se perguntando – “Que tipo de conteúdo eu escrevo?”

Eu respondo isso com apenas uma frase: Que tipo de conteúdo seu cliente procura?

8# – Redes Sociais

Redes Sociais

Manter a presença da empresa em diversas plataformas é uma ótima maneira de envolver a todos que procuram seu serviço ou seu produto além de melhorar a confiança entre cliente x empresa como citamos anteriormente.

Quero aqui ressaltar que: muitos empresários ou até mesmo agências de publicidade mostram resultados oferencendo relatórios de curtidas, compartilhamentos, engajamento e etc. Não quero dizer que isso é ruim, mas me responda uma coisa, o que você prefere, uma postagem com 5 curtidas que levou a 50 compras ou uma postagem com 50 curtidas que levou a 5 compras?

O empresário não está preocupado com curtidas, compartilhamentos e comentários, ele está interessado em apenas um único objetivo: Aumentar o faturamento da sua empresa. E nós sabemos que curtidas não aumenta faturamento de ninguém.

Concursos, dicas, compartilhamento de postagens no blog, cupons de desconto são ótimas maneiras de encorajar os seguidores a interagir com seu negócio e aos poucos leva-los à compra.

Para melhorar o alcance dessas publicações, você pode utilizar publicidade paga, que vamos falar logo mais abaixo.

Saiba mais sobre redes sociais neste artigo:

O Que São Redes Sociais e Quais as 7 Redes Sociais Mais Usadas Pelas Empresas ?

Agora veja 03 dicas muito importantes que algumas empresas deixam passar batido:

1# Página e não perfil: Algumas empresas gostam de ter perfil em vez de página, não preciso falar que isso é horrível, além de manchar a marca da empresa, lembre-se que com perfil não é possível utilizar o anúncio do Facebook.

2# Outros cadastros: Não esqueça de configurar a página da sua empresa no Google Meu Negócio, isso vai ajudar sua empresa a ser encontrada localmente (na sua cidade).

Também sugiro que você cadastre sua empresa nos sites de diretórios famosos de sites como:

  • GuiaMais
  • Apontador
  • Yelp
  • Bing

3# Gerenciamento de feedback: E por último e não menos importante, certifique-se de gerenciar o feedback do cliente – especialmente os feedbacks negativos. Isso é crucial para manter a reputação da sua marca, além de fornecer a interação com as pessoas que à desejam.

9# – Anúncios

“Quem não é visto, não é lembrado” – Sinto muito em lhe informar, mas, se você não investir em anúncios, você vai se desapontar com o Marketing Digital.

Muitos empresários acham que o Marketing Digital é um milagre, acreditam que basta fazer uma coisa ali outra aqui, pronto, tudo estará resolvido! ILUSÃO!

É necessário investimento de tempo e dinheiro.

Vamos falar dos dois sites mais visitados do mundo: Google e Facebook.

Google: As pessoas sempre tendem a clicar nos primeiro resultados do Google, veja na imagem abaixo quantos anúncios existe

tenis facebook

Facebook: Já o Facebook diminuiu o alcance das postagens, algumas pesquisas especulam que o Facebook diminuiu o alcance para menos de 1%.

O que quero dizer com isso? – Se você não investir em anúncio, sua empresa não será vista.

Agora você deve estar se perguntando: “Ok, mas quanto devo investir?” – Minha resposta é: DEPENDE.

Vamos às análises:

Suponha que você tem uma empresa que venda roupas femininas, essa empresa está localizada em Recife/PE

Seu objetivo é levar as pessoas à loja

O público é:

  • Mulheres
  • 18 a 45 anos
  • Moram em Recife

Para fazer essas análises, vamos utilizar duas ferramentas.

  1. Planejador de palavras chaves do Google
  2. Criador de anúncios do Facebook

Google:

No Google utilizei as seguintes marcações:

  • Cidade: Recife
  • Palavras chaves: blusas femininas, moda, moda feminina, roupas femininas
  • Investimento: R$1,00/clique e R$10,00/dia

Veja o resultado:

Blusas facebook

Ou seja, se investirmos R$300,00 por mês no Google, vamos ter na média 600 pessoas acessando nosso site todo mês. Isso é ótimo não é?

Não quero entrar aqui em discussão para saber se isso é muito ou pouco, pois para ter essa informação, é necessário muitas análises da empresa, produto, site, etc.

Vamos ao Facebook.

Facebook

No Facebook vamos utilizar:

  • Mulheres
  • de 18 a 45 anos
  • Moram em Recife
  • Se interessam por Roupas, modas e afins

Existe 34.000 pessoas com essas características.

Agora vamos fazer uma simulação para saber quantas pessoas vamos atingir se anunciarmos R$300,00 por mês.

Eis o resultado:

resultado facebook

Vamos atingir de 2.000 a 5.200 pessoas no Facebook, OU, 1.400 à 3.600 pessoas no Instagram. Demais!!

Portanto, invista se quiser resultado.

10# – Relatórios

relatorios

Te mostrei muitas dicas de como você pode criar um plano de marketing digital para alavancar seu negócio, mas, como você sabe se o que você está fazendo está influenciando no crescimento da sua empresa?

Você sempre precisa verificar o ROI (retorno sobre o investimento) para saber se está caminhando no rumo correto.

Escolha um dia de cada mês para rever suas estatísticas, esse números serão sinais vitais para medir a saúde da sua estratégia de marketing digital e fazer melhorias constantes!

Fique atento ao meu blog, pois irei trazer mais conteúdo sobre estratégias para aumentar suas vendas. Deixe um comentário abaixo, gostou do conteúdo, compartilhe com os seus amigos.

Fale um pouco sobre o seu negócio, como tem levado as pessoas a comprar o seu produto ou serviço, e o que tem alcançado até hoje.

 

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